Tornar-se adulto
“Não há nada, acredite em mim, mais satisfatório, mais gratificante do que a idade adulta verdadeira. Esta idade adulta que é todo o ciclo da vida perante você. O processo de se tornar adulto não é inevitável. Sua conquista é uma beleza difícil, uma glória alcançada com dificuldade intensa, da qual as forças comerciais e a insipidez cultural não devem privar você” – Toni Morrison, Discurso de Formatura da Universidade Wellesley, 2004.
Tornar-se adulto
Ser adulto não é tarefa fácil, mas não significa que não é belo. Não há que se pensar na infância ou na juventude com nostalgia. E muito menos ser infantil após decorrido esses ciclos. O que está em nossa frente é o que importa. Encontraremos muitos obstáculos, mas há que se alcançar essa glória – da aceitação da vida adulta – e encontrar beleza em cada entrave e em cada transformação.
Trazemos a citação de Toni Morrison, em consonância com a filosofia estoica, em celebração ao aniversário da romancista, que faleceu ano passado. Toni Morrison Nasceu em 18 de fevereiro de 1931 e morreu em 5 de agosto 2019. Ela recebeu o Prêmio Nobel de Literatura (1993) e o Pulitzer (1988).