Quietude na turbulência

Estoicismo não é sobre não ter emoções, é sobre conseguir manter a calma e seguir o caminho virtuoso, mesmo sob estresse, mesmo na crise. Não é possível negar o período de turbulência que vivemos mundialmente. Isso seria ignorância, negligência ou malícia (como ainda vemos acontecer, infelizmente).

“É normal sentir dor nas mãos e nos pés, se você estiver usando os pés como pés e as mãos como mãos. E para um ser humano sentir estresse é normal – se estiver vivendo uma vida humana normal. E se é normal, como pode ser ruim?” – Marco Aurélio, Meditações, 6.33.

Então, não se sinta falhar na sua caminhada. Encare o estresse com normalidade, mas também com moderação. Volte-se para a quietude. É preciso ter calma, para encarar os fatos com racionalidade, para cuidar de si e dos outros e para tomar as melhores decisões.

“Ser firme enquanto o mundo gira em torno de você. Agir sem frenesi. Ouvir apenas o que precisa ser ouvido. Possuir quietude – exterior e interior – sob comando” – Ryan Holiday, no livro “Stillness is the key” (“A quietude é a chave“).

No mais:

“Mantenha-se forte, se possível. De qualquer forma, mantenha-se calmo” – Ryan Holiday.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *