Que tempo bom esse agora

Sabemos, não parece ser o melhor dos tempos. O mundo vive uma pandemia e está todo mundo conectado demais e estressado demais. Mas para muitos de nós (que não precisam ir aos hospitais, departamentos de polícia, coletar lixo ou manter o restaurante aberto) que estamos em casa com nossos filhos, devemos nos perguntar: qual foi a última vez que ficamos tanto tempo com eles?

Já falamos aqui, e repetimos: até os 17-8 anos, você vai gastar quase 90% do tempo que você terá com seus filhos em toda sua vida. Então aproveite para observar. Sentar no chão e ouvir. Brincar e se exercitar.

Ryan Holiday questiona:

“Você acha que a pandemia de COVID-19 é assustadora? Imagine que você e sua família sobreviveram à Primeira Guerra Mundial e agora vem a gripe espanhola. Até a década de 1950, supostamente idílica, ocorreu de fato sob o terror claustrofóbico de uma potencial aniquilação nuclear. E se você era negro, gay ou de qualquer outra minoria, a vida era ainda mais injusta e repressiva”.

Devemos fazer o possível para criar bons filhos que possam sobreviver, suportar e tornar o mundo um pouco melhor. E devemos agradecer que, por mais assustador que o mundo seja, ainda é menos assustador do que antes. Sem contar que – “O NOSSO TEMPO É AGORA”.

“A tempestade não interfere no trabalho do comandante, mas apenas em seu sucesso… De fato, está tão longe de atrapalhar a arte de pilotar que até a torna mais evidente; porque qualquer um, como diz o provérbio, é um timoneiro em um mar calmo” .

Sêneca, LXXXV – 33-34

Então, sejamos pais e mães tranquilos em mares calmos ou bravios, e aproveitemos o tempo junto com nossos filhos.

Referências:

Cartas de um estoico, Volume II, de Sêneca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *