“Nenhum papel é tão adequado à filosofia do que este em que você se encontra agora” – Marco Aurélio

Filosofia hoje

“Isso te encara de frente. Nenhum papel é tão adequado à filosofia do que este em que você se encontra agora” – Marco Aurélio (Meditações, 11. 7).

O imperador Marco Aurélio considerava-se um estudante e praticante de uma filosofia criada por outros (segundo Gregory Hays). Não se entendia como um filósofo, o que mostra ainda mais a sua personificação do estoicismo, sempre vigilante do ego e mais preocupado com as suas ações do que com títulos que poderia receber.

Para ele, a filosofia era vivida. E uma maneira de se manter atento ao seu caráter e às suas escolhas era a escrita em seu diário, que hoje conhecemos como Meditações – uma das publicações pilares do estoicismo.

Dito isso, como você tem praticado a filosofia diariamente? No papel que você exerce hoje, com suas limitações e possibilidades, com seus medos e esperanças, como tem mantido a vigilância de seu caráter? Como tem praticado a busca por suas virtudes? Você tem ponderado entre o que pode e o que não pode controlar? Tem lido? Tem escrito? Tem mantido a quietude? Tem encontrado formas, mesmo que a conta gotas, de ser uma pessoa melhor a cada dia durante essa quarentena?

“A filosofia estoica treina você na virtude: ela molda seu caráter moral em alguém que é contente, alegre, resiliente e capaz de realizar ações que tornam o mundo um lugar melhor” – Matthew Van Natta, em “The Beginner’s Guide to Stoicism: Tools for Emotional Resilience and Positivity”.

Continue sendo um estudante. Encare de frente tudo o que acontece. Assuma o papel no qual você se encontra, e utilize a filosofia como seu guia.

Referências:

Meditações, de Marco Aurélio

Meditations, de Marcus Aurelius

The Beginner’s Guide to Stoicism: Tools for Emotional Resilience and Positivity, de Matthew Van Natta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *