Devo lhe contar o segredo do verdadeiro estudioso? É o seguinte: todo homem que conheço é meu mestre em algum momento, e aprendo com ele – Ralph Waldo Emerson

Estoicos amam a sabedoria e o estudo, e eram conhecidos por serem e terem mentores em diversas áreas. Mas também se dedicavam à filosofia prática, e acreditavam que ações e exemplos ensinavam mais ou tanto quanto aulas e livros. 

Já falamos anteriormente sobre uma prática de nomear alguns conselheiros, pessoas próximas a você que lhe orientam, ajudam, inspiram, em áreas diversas, que podem ser espirituais, cotidianas, práticas etc.

Você também pode escolher pessoas cujo caráter, práticas e atitudes lhe inspiram. Pode ser um amigo próximo, algum professor ou mentor,  mas na verdade você não precisa nem conhecê-las pessoalmente. Essa prática de “escolher seu Cato” (filósofo estoico tido como modelo rígido e inabalável) é antiga, e devemos fazê-la renascer. Mesmo que nem todos os dias você consiga praticar virtudes, esse norte pode ser conduzido por alguém admirável. 

“Aprecie alguém de grande caráter, e mantenha-o sempre diante de seus olhos, vivendo como se ele estivesse observando você, e ordenando todas as suas ações como se ele as visse. (…) Imagine-o sempre para si mesmo como seu protetor ou como um padrão a ser seguido. Porque, de fato, devemos ter alguém com quem possamos regular nosso caráter”

Sêneca, Carta 11, On the Blush of Modesty (Sobre o rubor da modéstia).

Na vigência da #Pandemia de #COVID19, encontramos diversas pessoas que nos inspiram, e mostram caráter e dedicação ao trabalho de maneira inabalável. São profissionais de saúde, engenheiros, garis, cozinheiros, entregadores, pequenos empresários, autônomos e chefes de família. 

Este texto é dedicado a alguns “Catos” do momento:

Daniel Holanda (@danielholandaaraujo), diretor do maior hospital do Ceará; Daniela Martins (@danigiullia), diretora de laboratório de testes de Covid (@argospatologia); Zélia Pereira (@zeliapereira2), serviços de limpeza;  e Marcelo Jaco (@jaco7086), pneumologista e intensivista na linha de frente contra o Covid.

Referências:

Cartas de um estoico, Volume I, de Sêneca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *