Nothing Else Matters – Metallica
“I never opened myself this way
Life is ours, we live it our way
All these words I don’t just say
And nothing else matters”
– Metallica
Nada mais importa. A vida é nossa e vivemos da nossa maneira. Parece algo livre de responsabilidade, mas não precisa ser. A filosofia estoica não recomenda que sejamos imprudentes ou inconsequentes, mas sim que olhemos para as quatro virtudes como nosso norte: Justiça, Temperança, Coragem e Sabedoria.
O cantor Hetfield explicou essa música para a Revista Mojo em dezembro de 2008.
“É sobre estar na estrada, sentir falta de alguém em casa, mas foi escrita de tal forma, conectou-se com tantas pessoas, que não é apenas sobre duas pessoas, era sobre uma conexão com um poder superior, e muitas coisas diferentes”.
Embora a letra de Nothing Else Matters do Metallica fale mais sobre romance (alguns dizem que também fala da relação da banda com os fãs ou mesmo sobre amizade), podemos também de forma livre interpretar que não devemos nos importunar com o que está fora do nosso controle.
Nossa atenção e esforços devem focar onde realmente importam, nas ações e pensamentos diários. Embora possamos sair da vida a qualquer momento (Memento Mori), podemos usar as virtudes e concentrar-nos no que fazer entre agora e aquele último momento inevitável. Isso se assemelha muito ao que Sêneca escreve nesta carta:
“Estou tentando viver cada dia como se fosse uma vida completa. Na verdade, não o agarro como se fosse o último; considero este dia, entretanto, como se pudesse até ser o último” (61.1)
Referências:
Cartas de um estoico, Volume I, Carta 61, Sobre encontrar a morte alegremente
Simplesmente sem palavras estou vivendo dias de muitas confusões e incertezas que Momento mágico.