“Mantenha-se fiel às suas verdadeiras aspirações, não importa o que esteja acontecendo em torno de você” – Epicteto

Se há uma lição a se retirar deste ano é que não podemos considerar nada do que temos como garantido – algo que os estoicos nos ensinam desde a origem desta filosofia. 

Uma pandemia nos tirou do eixo, alterou a nossa rotina, nos isolou de relacionamentos importantes, nos preocupou, provocou a nossa empatia, nos mostrou que o amor não pode ser esquecido e que a vida é agora!

No meio dessa turbulência real, tivemos que buscar o que de fato importa, olhar para dentro profundamente, acirrar as nossas forças para que pudéssemos sair sãos e, quem sabe, ainda mais fortes deste ano.

Para isso, tivemos que identificar nossas reais aspirações e construir um pacto de fidelidade com elas. 

“Apegue-se ao que é espiritualmente superior sem fazer caso do que as outras pessoas pensam ou fazem. Mantenha-se fiel às suas verdadeiras aspirações, não importa o que esteja acontecendo em torno de você” .

Epicteto

O trecho de Epicteto traz tanto para nós: fala exatamente sobre essa nossa busca em sermos melhores a cada dia, a procurar fazer o que é certo e virtuoso, mas sem julgar as outras pessoas. Nos mostra que mesmo no meio de um furacão, as nossas metas e as nossas aspirações devem nos manter centrados, tranquilos e fortes! 

E que assim seja a cada dia, afinal, nada é nosso por direito! Nada está garantido, nem mesmo a nossa força interior. Ela também deve ser conquistada diariamente.

Referência:

A arte de viver, de Epicteto, tradução de Sharon Lebell


Conheça o Calendário Irmãos Estoicos 2021!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *