O que é Eudaimonia?

Um dos princípios de vida estoico é a “eudaimonia” (εὐδαιμονία). A eudaimonia, que muitas vezes é traduzida simplesmente como felicidade (e que assim pode causar uma confusão com esse sentimento passageiro de prazer em relação a eventos agradáveis), vai além! 

“Na Grécia antiga, o termo usado para definir o mais alto grau de felicidade humana era eudaimonia, que basicamente significa ‘ser habitado por um bom daimon’, ou seja, ter uma espécie de guia espiritual criativo divino tomando conta de você” .

Elizabeth Gilbert

A eudaimonia é viver uma vida próspera, uma vida que floresce, é priorizar e vivenciar um sentido de satisfação e de autêntica felicidade. O filósofo Massimo Pigliucci acredita, na verdade, que a melhor tradução para a palavra seria algo como “viver uma vida que vale a pena ser vivida”.

Viver uma vida com eudaimonia é viver uma vida com virtudes, com excelência, com a busca da Coragem, da Justiça, da Sabedoria e da Temperança. É “viver de acordo com a natureza” (lema estoico). E a natureza humana é social e racional.

Viver uma vida com eudaimonia é incompatível com o desejo pelo que não temos. Assim, a “felicidade estoica” vem de uma vida livre de desejos, de dor, de tristeza ou medo. É uma vida livre de paixões doentias. É viver uma vida sabendo diferenciar o que é bom, o que é ruim e o que é simplesmente “indiferente”. É viver em um fluxo de vida sem interrupções (não importa o que aconteça no mundo externo), afinal, se você segue a virtude, a Natureza e a excelência, sua mente estará tranquila, logo, com eudaimonia.

“Lembre-se: a única coisa que você controla é você mesmo. À medida que você aprende a buscar um bom fluxo de vida, olhe primeiro para suas próprias escolhas, antes de julgar as ações dos outros” .

Matthew Van Natta

Referências:

Grande Magia: Vida criativa sem medo, de Elizabeth Gilbert

The Beginner’s Guide to Stoicism: Tools for Emotional Resilience and Positivity, de Matthew Van Natta

One Reply to “O que é Eudaimonia?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *