“A vida não é um quebra-cabeça” – The Good Place

Chidi Anagonye (William Jackson Harper), da série The Good Place, que já falamos outra vez por aqui, precisou de muitas vidas (várias inclusive depois da morte) para compreender que é preciso aceitar que as coisas não se resolvem com uma única decisão. Não é um simples quebra-cabeça que você finaliza e pronto. É preciso constância, é preciso seguir o reto caminho e é preciso escolher as ações corretas todos os dias.

“O progresso não é alcançado por sorte ou acidente, mas trabalhando em si mesmo diariamente” 

Epicteto

A série – que fala sobre Filosofia, em diversas abordagens – é de fato sobre a possibilidade humana de se aperfeiçoar. Muito mais do que falar do bom ou do mal lugar, a série trata do que é ser uma pessoa boa, e do poder de uma comunidade em ajudar nesse processo de desenvolvimento pessoal. 

“O poder da filosofia de romper os golpes do acaso é inacreditável”

Sêneca

O indeciso Chidi, a egoísta e mesquinha Eleanor, a egocentrada Tahani e o negligente e trambiqueiro Jason unem-se para provar que merecem estar no Lugar Bom. A filosofia, ensinada por Chidi, é o caminho nesse processo para serem pessoas melhores. O estranho grupo mostra que: 

“A filosofia não rejeita nem escolhe ninguém; sua luz brilha para todos”

Sêneca

Assim como Chidi, entenda: entregar-se às boas escolhas não é um caminho com uma única etapa, mas um processo complexo, que precisa ser reafirmado todos os dias.

“A filosofia, no entanto, é o único poder que pode nos sacudir, o único poder que pode abalar o nosso sono profundo. Dedique-se inteiramente à filosofia. Você é digno dela; ela é digna de você; cumprimente um ao outro com um abraço amoroso”

Sêneca
quebra-cabeça

Referências:

Cartas de um estoico, Volume I, de Sêneca

Cartas de um estoico, Volume II, de Sêneca

A arte de viver, de Epicteto, tradução de Sharon Lebell

Discourses and Selected Writings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *