“Se seu bem-estar importa para você, seja seu próprio salvador enquanto você pode” – Marco Aurélio

O Estoicismo é uma filosofia de autocontrole e de autodomínio. A metáfora de que precisamos ser nosso próprio médico e de que, assim, devemos cuidar de nós mesmos, das nossas “enfermidades”, é recorrente.

A filosofia estoica não nega – mas reforça – a importância dos mestres, dos tutores, dos conselheiros e dos amigos na nossa caminhada ao encontro de uma vida feliz/virtuosa. Porém, no que realmente conta: está conosco a responsabilidade de curar a nossa mente. 

“Pare de divagar. (…) Corra para o final. Cancele suas vãs esperanças, e se seu bem-estar importa para você, seja seu próprio salvador enquanto você pode” .

Marco Aurélio, Meditações, 3.14

Não se demore e, mesmo nas situações adversas, escolha o seu bem-estar! Na verdade, é exatamente nos tempos mais difíceis que devemos escolher não nos entregarmos à amargura. 

“Há uma época na nossa vida, geralmente na metade da vida, em que precisamos tomar uma decisão – possivelmente a decisão psíquica mais importante para nossa vida futura – a respeito de nos tornamos amargas ou não” .

Clarissa Pinkolas Estés 

Que continuemos querendo aprender, que continuemos querendo ensinar, que continuemos curiosos diante do mundo; observando a vida como se fosse o nosso primeiro e o nosso último dia. 

Referências:

Meditações, de Marco Aurélio

Meditations, de Marcus Aurelius

Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés

Para meu irmão, por seus interesses e curiosidades pela ciência, pelo esporte, pela fotografia e pela natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *