Visão estoica e retrospectiva 2021

Para os estoicos, devemos viver cada dia como a etapa de uma jornada – seguindo as mesmas regras de virtudes e de valores, avaliando ao fim desse pequeno ciclo o que fizemos de forma correta, o que ainda temos que fazer no dia seguinte e o que podemos melhorar.

O final de um ano é mais uma oportunidade para avaliarmos os nossos pensamentos e as nossas ações, conferindo e ajustando a rota de acordo com o caminho da sabedoria.

O perfil dos irmaosestoicos nasceu em abril de 2019, com o intuito de manter o estudo e a difusão do Estoicismo em constante evolução e aprofundamento. Assim, seguimos para o terceiro ano do perfil e alguns mais de conhecimento e de busca por entendimento e aplicabilidade dessa filosofia.

Nesse tempo, criamos uma visão estoica de como queremos compartilhar e comunicar esses aprendizados. Podemos afirmar que essa visão é:

É filosófica:

parece óbvio e redundante, mas o que queremos pontuar aqui é que acreditamos no Estoicismo como uma filosofia moral de vida, voltada ao bem comum e com base nas quatro virtudes cardeais – Sabedoria Prática, Coragem, Temperança e Justiça -, e não apenas uma “ferramenta” para produtividade ou auto-ajuda;

É contemporânea:

respeitando os pilares do Estoicismo clássico, acreditamos que é preciso olhar a filosofia em paralelo com as evoluções sociais, culturais e científicas que temos hoje, atualizando-a sempre;

É plural:

assim como queremos atualizar as lentes estoicas a partir do contexto atual, também gostamos de trazer referências plurais – sejam de outras filosofias, escritos literários ou mesmo obras culturais.

É  antissexista e antirracista:

o mundo antigo não era um lugar propício para a compreensão de equidade de gênero como entendida atualmente, mas mesmo assim Zenão imaginou uma comunidade ideal de sábios que incluía mulheres, Musônio Rufo defendeu o estudo da filosfia para as mulheres e Sêneca escreveu obras voltadas para mulheres (consolações/Helvécia e Márcia). Assim, também incluímos aqui a visão atual antirracista. Se o Estoicismo sempre foi uma filosofia cosmopolita (todos somos iguais e estamos conectados), hoje, mais do que nunca, não há espaço para preconceitos e desigualdades.

É  acessível:

tentamos trazer os conceitos estoicos de forma simples e compreensível.

Este anos, destacamos as seguintes ações:

  • Participação na Nova Stoa: comunidade estoica formada por interessados e estudiosos do estoicismo, puxada pelo Estoicismo Prático. As trocas foram enriquecedoras, só temos a agradecer a oportunidade;
  • Citações Diárias: além dos nossos textos com interpretações estoicas, agora publicamos pelo menos uma citação estoica diariamente;
  • Alcançamos 10 mil seguidores no Instagram: mantendo o Ego em vigilância, só temos a agradecer a jornada que trilhamos até aqui com aqueles que acompanham e compartilham a nossa caminhada;
  • Atualizamos o nosso portal: mudamos nosso portal, com a Risla Miranda, para ficar mais fácil de navegar;
  • Conteúdo por e-mail: lembramos que todos podem receber os nossos conteúdos por e-mail, basta cadastrar o seu e-mail no nosso portal ou a partir do link da nossa bio do Instagram.

Para o próximo ano, estamos planejando uma renovação em nossa identidade visual e a criação de um novo produto de divulgação de nosso conteúdo. Além claro, de continuar os estudos e divulgação do Estoicismo.

Agradecemos o compartilhamento dessa jornada. Continuem com a gente!

Visão Estoica: Happy new year
Photo by Glen Carrie on Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *