O que é Euthymia?

Para Sêneca, a euthymia (do grego eu: normal, boa | timo: humor, alma, emoção) é a tranquilidade da alma, e esse estado seria alcançado com a permanência inabalável da mente.

“É necessário que tenhas confiança em ti mesmo e creias que vais pelo caminho reto, sem se deixar chamar para veredas transversais como de muitos que vão de um lado para outro, enquanto alguns se extraviam bem próximos do caminho. O que tu queres, pois, é grande, de máxima importância e próximo de um deus: não ser abalado. Os gregos chamam este estado estável da alma de euthymia

Sêneca

Ele prossegue:

“Portanto, investiguemos de que modo a alma deverá prosseguir sempre de modo igual e no mesmo ritmo. Ou seja, estar em paz consigo mesmo, e que essa alegria não se interrompa, mas permaneça em estado plácido, sem elevar-se, sem abater-se. A isso eu chamo tranquilidade. Investiguemos como alcançá-la. Isso feito, tu tomarás desse remédio universal a teu gosto”.

Sêneca utiliza de forma recorrente a metáfora de que somos todos pacientes e que, ao mesmo tempo, estamos na busca de nos curarmos por nós mesmos. A Euthymia, assim, é um desses remédios, que nos mantém em equilíbrio, sem ir aos extremos, sem ir tanto ao céu, nem tanto ao mar, mas buscando sempre o caminho reto, o caminho do meio.

Um pré-requisito para alcançar o estado de tranquilidade da alma, é que precisamos ter confiança em nós mesmos e no caminho que escolhemos. Não é possível atingir esse estado de humor equilibrado e inabalável se não estamos confiantes que estamos cumprindo o nosso papel nesta vida.

Trazendo essa ideia de uma outra forma:

“Acredito que nos sentimos mais seguros quando dentro de nós mesmos encontramos nossa casa, um lugar ao qual pertencemos e talvez o único que realmente criamos”

Maya Angelou

Encontrar a casa em nós mesmos, é ter confiança e seguir pelo “caminho reto”. Esse caminho reto é algo profundo, que passa também pela definição de um propósito ou de um rol de valores. A partir da elucidação de nossos princípios e de nossa natureza particular, devemos seguir sem ceder a constantes extravios, desvios e desistências. 

As ações em si, os nossos cursos e percursos, trabalhos e até relações podem ser alterados, afinal, a mudança é parte intrínseca da vida. Mas ter esse sentido maior é encontrar nossa casa em nós mesmos. Torna, assim, cada escolha, cada tomada de decisão mais serena, pois sabemos que estamos debaixo de um guarda-chuva de valores que nos protege das tempestades.

“Confia em ti. Alegra-te contigo. Afasta-te o quanto podes das coisas alheias. Dedica-te a ti mesmo. Não te sensibilizes com prejuízos materiais. Enfim, procura interpretar com benevolência os fatos adversos”

– Sêneca

Referência:

Da tranquilidade da alma, de Sêneca

Carta a minha filha, de Maya Angelou

2 Replies to “O que é Euthymia?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *