APATHEIA

Não é possível evitar os obstáculos no caminho. É parte da vida humana em sociedade a dor, as perdas, enfim, os contratempos. Mas, mesmo assim, é possível viver uma vida feliz, uma vida tranquila, uma vida com “eudaimonia” (aquela que floresce). Para se alcançar essa quietude mesmo com as adversidades características da vida, os estoicos nos ensinam que é preciso praticar a “apatheia”.  

Hoje em dia, no senso comum, podemos entender a “apatia” como uma característica ruim de passividade, de ausência total de paixões – o que não é exatamente a ideia difundida pelos estoicos. 

Mais uma vez ressaltamos que os estoicos não pregavam a ausência de emoções ou sentimentos. Eles, na verdade, sabiam que o que devíamos evitar eram as paixões ruins, insalubres ou não-saudáveis. Assim, de forma mais prática e direta, para os estoicos, o que devíamos fazer é entender que podemos ter um primeiro impulso para algumas paixões ruins (como o medo, por exemplo), pois são naturais dos seres humanos. Podemos e devemos, porém, identificar, controlar e trocar esses sentimentos ruins de forma racional por “emoções” boas (como a cautela, no caso do medo).

Donald Robertson, em seu livro “Pense como um imperador”, afirma que Marco Aurélio descobriu no Estoicismo um “therapeia” – uma terapia moral e psicológica “para mentes perturbadas pela raiva, medo, tristeza e desejos doentios. Eles chamaram o objetivo dessa terapia de apatheia, que não significa apatia, mas liberdade em relação aos desejos e emoções prejudiciais (paixões)“.

Apatheia, então, é a quietude advinda do controle ou troca de emoções ruins por boas. É a paz de não se deixar levar por paixões prejudiciais. E é, assim, um constitutivo imprescindível para uma vida boa.

Referências:

Apatheia vs Ataraxia: what’s the difference?

“Pense como um imperador: Conheça a mente de um dos maiores líderes da história e descubra como um mindset resiliente pode vencer qualquer adversidade”, de Donald Robertson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *