5 conceitos estoicos para não esquecer

Já falamos de cada um desses conceitos, mas queríamos trazer essas ideias-chave, como um lembrete direto, em um só lugar.

1) Summum bonum = o bem maior

Para os estoicos o bem maior é a virtude. É o caminho essencial da vida, não importa quão difícil seja o momento. A virtude te força a não se entregar ao meio, mesmo cercado por egoísmo ou traição. Apenas seguindo a virtude, podemos alcançar a felicidade, o sucesso, a honra e o amor. E é com a virtude que nos voltamo ao bem comum. Lembrando que, para os estoicos, as quatro virtudes cardinais são: sabedoria, coragem, temperança e justiça. Assim, seguir o preceito contido em “summum bonum” é fazer a coisa certa.

“Apenas que você faça a coisa certa. O resto não importa” – Marco Aurélio, Meditações, 6. 2.

“A virtude proporciona uma alegria eterna e tranquilizadora, mesmo que surja algum obstáculo, mas como uma nuvem passageira, que se interpõe frente ao sol, mas nunca prevalece contra ele”- Sêneca

2) Sympatheia = bem comum que nos conecta

Somos feitos uns para os outros, para nos ajudar, para trabalharmos juntos, como pés e mãos. Se uns sofrem, todos sofremos. Se algo não é bom para uns, não será bom para ninguém. Estamos todos interconectados. Essas lições são ensinadas – e repetidas de diversas formas – por Marco Aurélio, em Meditações. Esse é o conceito de sympatheia, e como os outros conceitos-chave do estoicismo, é algo que precisa ser praticado, precisa transformar-se em ação – em prol desse bem comum.

“As pessoas existem umas para as outras. Você pode instruí-las ou suportá-las” (Meditações, 8. 59)

3) Amor Fati = ame o destino

Não é apenas sobre aceitação, é ir além, é uma ação ativa de abraçar o que acontece com você. É tirar o melhor proveito – não importa o quão desafiador seja a situação-, e ser melhor por isso.

“Cada um de nós precisa do que a natureza nos dá, quando a natureza nos dá” (10. 20)

4) Memento Mori = lembre-se que você vai morrer

Você vai morrer. Sendo jovem ou velho, não sabe quando isso vai acontecer. Por isso, viva o hoje com o todos os preceitos estoicos, com virtude, com amor, com aceitação. Não guarde rancor e seja gentil, com você e com os outros.

“A maioria dos homens minguam e fluem em miséria entre o medo da morte e as dificuldades da vida; eles não estão dispostos a viver, e ainda não sabem como morrer” – Sêneca.

“A Morte, no entanto, deve ser olhada no rosto por jovens e velhos” – Sêneca.

5) Premeditatio Malorum = antecipe o mal que pode acontecer

Meditar sobre o que pode acontecer no futuro, quais caminhos podem ser tomados e pensar sobre os piores resultados. É se preparar para tudo isso e, assim, diminuir a ansiedade e simplesmente não ser pego de surpresa com nada que possa acontecer.

“Se você não quer que um homem recue quando a crise chegar, treine-o antes que ela chegue”- Sêneca.

Conceitos estoicos

Referência:

“Cartas de um estoicos, Volume I”, Sobre o Bem que permanece, Carta 27; Sobre a Velhice, Carta 12; Sobre os Terrores da Morte, Carta 4; Sobre Festivais e Jejum, Carta 15.

Meditações, de Marco Aurélio

Meditations, de Marcus Aurelius

Summum bonum“, em Daily Stoic

Who Is Cicero? Getting To Know Rome’s Greatest Politician, em Daily Stoic

8 Replies to “5 conceitos estoicos para não esquecer”

  1. Adorei esse texto. Pode me servir como um “guia” de preceitos diários, uma forma incrível de ver, viver e amar a vida, com todas as suas contradições e dificuldades.

  2. Boa tarde! Um texto de simples entendimento, porém devemos pratica-lo. Uma tarefa que exigirá esforço, empenho, dedicação e perseverança para alcançarmos aos objetivos descritos. Enfim, parabéns e sucesso(…).

  3. Uma resiliente cearense estoica. Buscando um frase de Marco Aurélio sobre a perda de pessoas encontrei seu blog. Maravilhoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *