Nós ganhamos força conforme avançamos | Vires acquirit eundo
A filosofia estoica é uma filosofia prática.
Desde sua criação, ela defende a apresentação de seus conceitos e de suas ideias em ações. Os filósofos – mestres ou discípulos – devem praticá-la, testá-la, prever cenários para que nada seja inesperado, aplicar seus conceitos no dia a dia – em momentos de calmaria e de tempestade.
“A Escola Estoica, em particular, privilegiava o lado prático da filosofia socrática, não apenas por meio do desenvolvimento de virtudes como autodisciplina e coragem (o que poderíamos chamar de resiliência emocional), mas também pelo uso extensivo de exercícios psicológicos” .
Donald Robertson
Há quanto tempo você vem praticando essa filosofia? Que progresso você fez? E mais importante: o quanto ainda caminhará ao encontro da sabedoria (teórica e prática)?
“Sigamos e perseveremos. Resta muito mais da estrada do que colocamos atrás de nós; mas a maior parte do progresso é o desejo de progredir”.
Sêneca
Ninguém se torna filósofo da noite para o dia, assim como ninguém se torna um atleta, um especialista em um determinado assunto ou um bom escritor ou artista num piscar de olhos. Mas, nós ganhamos força conforme avançamos!
Avançar é a questão. Avançar é progredir, é perseverar, é persistir. Avançar é entender que nenhum conhecimento e que nenhuma nova habilidade vem fácil, mas que tudo o que precisamos fazer às vezes é dar o próximo passo (e outro em seguida). Nós ganhamos força conforme avançamos!

Referência:
Cartas de um estoico, Volume II, Carta 71, Sobre o bem supremo, de Sêneca