Caminhe reto

Tenha confiança

“É necessário que tenhas confiança em ti mesmo e creias que vais pelo caminho reto, sem se deixar chamar para veredas transversais como de muitos que vão de um lado para outro, enquanto alguns se extraviam bem próximos do caminho” – Sêneca.

Tenha interesses diversos, estude linhas dissonantes, mas saiba trilhar seu caminho reto, dizendo “não” para possibilidades que te tirem da sua direção.

Sobre o livro “Da tranquilidade da alma”, de Sêneca

Traduzido do latim por Lúcia Rebello e Itanajara Neves. Introdução de Lúcia Rebello.

“Investiguemos de que modo a alma deverá prosseguir sempre de modo igual e no mesmo ritmo. Ou seja, estar em paz consigo mesmo, e que essa alegria não se interrompa, mas permaneça em estado plácido, sem elevar-se, sem abater-se. A isso eu chamo tranquilidade. Investiguemos como alcançá-la” – trecho de “Da tranquilidade da alma”, de Sêneca

Sêneca preocupado com as mudanças bruscas nos valores morais, nas crenças e na religião, refletiu sobre esses anseios em textos que se tornaram clássicos da filosofia. Três deles, conhecidos como tratados morais, estão compilados neste volume.

“Da vida retirada”, “Da tranquilidade da alma” e “Da felicidade”. Neles são apresentadas meditações sobre a busca da serenidade e a importância da reflexão interior. Para uma vida plena – recomenda o filósofo – é necessário o afastamento dos bens materiais e daquilo que traz infelicidade; somente assim se iniciaria o processo de aprimoramento espiritual.

Referência:

Da tranquilidade da alma, de Sêneca

2 Replies to “Caminhe reto”

  1. A cada dia uma gota de conhecimento e reflexão sobre à vida. Aprendo muito com os ótimos conteúdos desse blog sobre os grandes mestres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *