O domínio da leitura e da escrita requer um mestre. A vida, mais ainda – Marco Aurélio

domínio da leitura
Photo by Aaron Burden on Unsplash

Para responder às questões da vida com a medida certa (temperança), é preciso sabedoria. Observar, estudar, ponderar. Verbos ligados à essa virtude. Um de seus opostos, a arrogância. “É impossível para uma pessoa aprender aquilo que ela acha que já sabe”, afirmou o mestre Epicteto. A humildade é uma de suas aliadas, assim como a curiosidade. É preciso humildade para se entender sempre como um estudante que, inclusive, pode buscar ensinamentos não apenas em livros, mas em mestres e professores – não necessariamente no sentido estrito da academia – mas pessoas com quem você possa contar. 

É preciso sabedoria para distinguir informação de conhecimento. O que você faz com a informação pode ou não se transformar em conhecimento. E vale entender que num mundo onde todo mundo pode disseminar informações – o que por si só poderia ser positivo – temos que nos especializar em checagem e compreensão de dados.

Além disso, sabedoria, para os estoicos, vai muito além de conhecimento didático, mas envolve também um entendimento sobre a arte de viver, sobre nós mesmos, sobre nossas emoções.

“Devemos seguir o velho ditado e evitar três coisas com especial cuidado: ódio, ciúme e desdém. E só a sabedoria pode mostrar-lhe como isso pode ser feito”

Sêneca, em Sobre as razões para se retirar do mundo, Carta 14

Sabedoria é a essência da filosofia. E aqui somos todos estudantes dessa disciplina.

“A sabedoria – mesmo que um pouquinho – é clareza. Clareza é liberdade” – Ryan Holiday, em Daily Stoic.

Ryan Holiday, em Daily Stoic

Escolha ser mestre da sua vida. Busque a sabedoria.

Referências

Cartas de um estoico, Volume I, de Sêneca

Cartas de um estoico, Volume II, de Sêneca

Cartas de um estoico, Volume III, de Sêneca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *