O dever, como todos os deveres, está no presente – C. S. Lewis

é dever - Photo by Adam Winger on Unsplash

“A tarefa de planejar o trabalho de amanhã é dever de hoje; embora o seu material seja emprestado do futuro, o dever, como todos os deveres, está no presente”

– C. S. Lewis

Estar com consciência no momento presente não significa viver uma vida sem pensar em seus atos ou nas consequências dos mesmos. Para os estoicos, muito pelo contrário! 

“Você deve estar não somente presente em corpo, mas vigilante na mente, se você quiser aproveitar a oportunidade fugaz. Consequentemente, olhe ao redor por uma oportunidade; se você a vê, agarre-a, e com toda sua energia e com toda sua força dedique-se a esta tarefa – livre-se daqueles outros afazeres”.

– Sêneca

O passado já foi para a morte, o futuro é incerto; porém há espaço para o aprendizado do que ocorreu e para o planejamento do futuro (inclusive a previsão do que pode dar errado – Premeditatio Malorum).

Você fez o possível no momento, assim espera-se, com as ferramentas que tinha nas mãos. Pronto. O que você traz para o hoje que pode fazer de você uma pessoa melhor? É isso o que importa. Evite os martírios de uma mente inquieta, que se cobra só por se cobrar. Abandone o sofrimento autoimposto. Reavalie, tire suas lições, siga a sua caminhada. 

Para o futuro, planeja-se; mas viva o processo hoje, evitando o foco apenas nos resultados. A linha de chegada é fugaz. Na maior parte do tempo, estamos no “treino”, tentando melhorar o nosso tempo,força, agilidade e resistência. 

Alanis Morissette canta na música Incomplete:

“Eu corri e suei minha vida toda | Com urgência para uma linha de chegada | E eu tenho sentido falta do arrebatamento esse tempo todo | De estar para sempre incompleta”.

Então, pegue as suas virtudes e aja. Aja para o bem. Utilize o seu tempo com amor e sabedoria. Faça o que é correto e o que você deve fazer. A ação alivia a angústia. A ação produz potência. Se o hoje exige mudanças, planeje agora! Mas não apenas sonhe. Não transforme a ilusão em um forma de procrastinação. Sinta o arrebatamento do agora, mesmo que você ainda se perceba “incompleta”.

Referências:

Cartas de um diabo a seu aprendiz

Cartas de um estoico, Volume I, de Sêneca

One Reply to “O dever, como todos os deveres, está no presente – C. S. Lewis”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *