Saber o que você controla não liberta você das obrigações da vida – Matthew Van Natta

obrigações da vida
Photo by Hannah Busing on Unsplash

Acredito que a beleza e a profundidade do Estoicismo venham da conexão entre as suas ideias, muito mais do que de seus conceitos isolados. Vamos pensar, por exemplo, na Dicotomia do Controle

Epicteto escreveu:

“Todas as coisas existentes se dividem da seguinte forma: as que estão sob o nosso poder, e as que não estão. Em nosso poder estão o pensamento, o impulso, a vontade de adquirir e a vontade de evitar e, resumidamente, tudo que resulta das nossas ações. As coisas que não estão sob nosso poder incluem o corpo, a propriedade, a reputação, o cargo e, resumidamente, tudo aquilo que não resulta das nossas ações”. 

Assim, poderíamos pensar: o que fazer quando nos deparamos com a dor ou o problema do outro?

Se analisarmos essa situação apenas sob a perspectiva da Dicotomia do Controle, podemos nos desobrigar de tentar ajudar tal pessoa. A questão é que os estoicos não deixam de lado o conceito de sympatheia, ou seja, a compreensão de que estamos conectados, de que somos todos parte da irmandade humana, de que a dor de um afeta a dor de todos. 

Assim, é um dever estoico tentar ajudar a quem precisa e a quem esteja ao nosso alcance auxiliar, mas compreendendo um limite de até onde ir, até onde não gerar um mal a nós mesmos, até onde o que – de fato – está sob o meu controle.

Jamais podemos nos “utilizar” da filosofia estoica para nos tornarmos insensíveis ao outro. Não é isso que o Estoicismo defende. 

“Saber o que você controla não liberta você das obrigações da vida”.

Matthew Van Natta

Estamos conectados à nossa humanidade! Não a percamos de vista sob o escudo de um conhecimento que prega exatamente o oposto.

Referências:

Enchiridion, de Epictetus

Manual de Epicteto

The Beginner’s Guide to Stoicism: Tools for Emotional Resilience and Positivity, de Matthew Van Natta

PS: Se você compra pelos nossos links na Amazon, você nos apoia na produção de nosso conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *