Sobre a morte

Sobre a morte

Os estoicos antigos pensaram e escreveram bastante sobre a infalibilidade da morte. Entretanto, ao contrário do que alguns pensam, eles não buscavam encurtar suas vidas, mas focaram em viver com qualidade cada dia.

“Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida”.

– Sêneca

Um dia = uma vida!

E ainda em outra passagem:

“Há pessoas que dormiram ontem à noite, pobres, ricas, brancas e negras, e que nunca mais vão acordar. E esses mortos dariam tudo por apenas cinco minutos do agora… Então, cuidado ao reclamar. O que você deve fazer quando não gosta de algo, é mudá-lo. Se você não pode mudar, mude a maneira que pensa a respeito”

Maya Angelou (poeta, escritora, ativista de direitos civis e historiadora: primeira motorista de ônibus negra de São Francisco e primeira roteirista negra de Hollywood).

Quando acompanhamos pessoas próximas, conhecidas e distantes falecerem, cabe parar e ficar atento à felicidade de estarmos vivos e perto das nossas pessoas queridas. E de termos durante a vida dado o máximo da nossa presença aos que se foram.

Olhando para os artistas mais tocados nas playlists dos amigos nas redes sociais, deparamo-nos com alguns que não conhecemos ou nem nunca ouvimos falar. Esses artistas também morrerão um dia e serão esquecidos provavelmente em duas ou três gerações, como todos nós. Também serão esquecidos presidentes, cientistas, craques de futebol e professores.

Marco Aurélio afirma:

“Quando Alexandre da Macedônia e o cuidador das suas mulas morreu, eles se foram da mesma maneira…”

Numa das passagens mais marcantes do diário de Marco Aurélio, ele continua:

“pense em si mesmo como já tendo morrido, e tido a vida que teve até hoje. Agora viva daqui para frente de acordo com a natureza”.

Memento Mori

Ryan Holiday afirma:

“A lição disto, como em muitas lições estoicas, é humildade. Não somos tão importantes quanto pensamos que somos – e mesmo se somos importantes, a passagem do tempo é um nivelador implacável.”

Então foque no agora, e viva a melhor vida que você pode viver!

Referências

Meditações, de Marco Aurélio

Meditations, de Marcus Aurelius

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *