Por que se dedicar à filosofia?

dedicar à filosofia

“Sem filosofia, a mente é enferma, e o corpo, também, embora possa ser muito poderoso, é forte apenas como o de um louco é forte”

Sêneca, Carta XV. Sobre força bruta e cérebros

Agir sem pensar é agir de forma louca. A filosofia nos faz refletir sobre nós mesmos e sobre o mundo. Ela nos faz ponderar as virtudes e evitar os vícios. A filosofia pode nos transportar do conhecimento para a virtude da Sabedoria Prática, da prudência e do discernimento. 

Para os estoicos, discernir entre o bem e o mal, entre a virtude e o vício, entre o que fazer e o que não fazer é o que nos faz viver uma vida boa. Esse discernimento é o que alcançamos com a virtude da Sabedoria Prática, um dos quatro principais pilares do Estoicismo. Sabedoria Prática é a capacidade de compreender situações, de separar o certo do errado. Saber discernir, mesmo em situações difíceis, nos leva à paz interior por saber que fizemos o que deveríamos ter feito, fizemos o certo. 

A filosofia serve para nos libertar das nossas amarras irreais, do que a sociedade diz que deveríamos ser, para sermos quem de fato somos. A filosofia nos quer livres. E o que é liberdade? É ser quem se é! E para sermos nós mesmos é preciso nos conhecer e termos coragem para romper com determinados preceitos. A filosofia também é escudo, é abrigo, porque mostra que apenas o caráter importa, nada externo importa. 

A filosofia está ao alcance de todos, não é para ser algo distante, apenas nas cátedras universitárias e nos longos livros, é sobre a arte de viver.  Precisamos ter a filosofia como uma amiga, algo presente em nosso cotidiano. Não devemos buscar a filosofia apenas em tempos difíceis, ela nos prepara para esses tempos, se a tivermos como uma prática diária.

A filosofia nos mostra que devemos viver com frugalidade, buscando a moderação. Riquezas são indiferentes, pois são externas a nós. O luxo pode, inclusive, vincular-se ao vício. A filosofia não é construída para disputas, para palestras, para a fama. Ela é a porta para o autoconhecimento, afinal, filosofar é questionar, é buscar o conhecimento – e, para isso, duvidar das estruturas estabelecidas.

A filosofia quer que nós façamos a travessia entre o conhecimento e a ação. Se nos fecharmos apenas nos estudos e não nos colocarmos no mundo, como vamos saber se estamos ou não evoluindo, como saber se conseguimos ou não colocar em prática o que temos aprendido?

O que a filosofia quer de nós é que sejamos menos levados pelas paixões (emoções não saudáveis). 

O que a filosofia quer de nós é nos levar para a Eudaimonia.

Referências:

Citações Por que dedicar-se à filosofia hoje?, da Nova Stoa.

Cartas de um estoico, Volume I, de Sêneca

Cartas de um estoico, Volume II, de Sêneca

Cartas de um estoico, Volume III, de Sêneca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *