Eu não gosto daquele homem. Eu preciso conhecê-lo melhor – Abraham Lincoln

Encontramos todo dia, várias vezes por dia, alguém que não gostamos, e esse sentimento antipático é baseado geralmente em poucas informações sobre a pessoa.

Claro que há de fato pessoas malvadas, sacanas, desonestas. E dessas devemos manter distância. Marco Aurélio exercitava o Premeditatio Malorum (uma previsão do que pode dar errado para nos preparar e mantermos calmos para os “naufrágios” da vida):

Comece a manhã dizendo a ti mesmo: encontrarei com o intrometido, o ingrato, o arrogante, o enganador, o invejoso, o antissocial.

– Marco Aurélio

Talvez essas pessoas que lhe deem uma impressão ruim lembram alguma experiência negativa do passado. Talvez apenas nos falte paciência para ter uma conversa sincera com elas. Daí entra a frase do Abraham Lincoln, que trabalha quase no método científico estabelecendo um postulado (eu não gosto daquela pessoa), e uma proposta de experimento (tenho de tentar conhecê-la melhor).

Segundo Donald Robertson, os estoicos usavam uma palavra que fala da empatia natural entre os seres humanos: SYMPATHIA, exemplificada tão bem novamente por Marco Aurélio:

Sofrem dessas condições devido à sua ignorância a respeito do que é bom e mau. Mas eu percebo a natureza do bem, que é bela, e do mal, que é feia; e sei da natureza daquele que pratica o mal, que é semelhante à minha, não [apenas] feita do mesmo sangue ou semente, mas que compartilha [da mesma] inteligência e [da mesma] porção da divindade. Não posso ser ferido por nenhum deles, pois ninguém pode me embaraçar no que é feio, nem posso ficar com raiva de meu irmão, nem odiar. Somos feitos para a cooperação, como os pés, como as mãos, como as pálpebras, como as fileiras dos dentes superiores e inferiores. Agir uns contra os outros, então, é contrário à natureza, assim como aborrecer-se e se isolar..

– Marco Aurélio

Estoicos devem ser pacientes, mas também há um limite. No caso de pessoas, mesmo após o benefício da dúvida, mostrarem-se de fato más, a melhor resposta é não considerar uma ofensa pessoal e não se afetar por isso (dicotomia do controle).

Então quando alguém tenta lhe fazer mal, a melhor resposta é não ser igual ao agressor. A bondade em muitas situações só é possível para pessoas muito fortes.

conhecê-lo
Photo by Sonder Quest on Unsplash

Referências:

Pense como um imperador, de Donald Robertson

Meditações, de Marco Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *