Procure saber, em primeiro lugar, quem você é e do que é capaz – Epicteto

Como saber quem se é e do que é capaz sem olhar para dentro? Vá fundo. Teste seus limites, investigue suas falhas e aperfeiçoe suas virtudes. E faça tudo isso diariamente!

“Assim como não se podem criar grandes coisas em um instante, também leva tempo aperfeiçoar nossos talentos e atitudes” .

Epicteto

Quando a questão é a escolha de sua filosofia de vida e o desenvolvimento de suas virtudes (e a consequente diminuição de seus vícios), destrua as expectativas de um resultado rápido ou permanente. Deve-se trabalhar para isso com comprometimento e constância. Nada nos é garantido.

“Estamos sempre aprendendo, sempre crescendo. É bom aceitar desafios. É dessa forma que progredimos para o nível seguinte de desenvolvimento intelectual, físico ou moral” .

Epicteto

Queira aprender, queira crescer. Utilize tudo o que acontece com você para você! Exercite o Amor Fati como parte de sua prática estoica diária. Aceite e transforme o destino. Se não der para mudar o externo, transforme-se internamente.

Nessa caminhada, as mudanças devem ser ao encontro de sua inteireza, devem ser para fortalecer quem se é. Use a sua bússola moral, aperfeiçoe-se e siga sem se abalar pelos julgamentos externos.

“Ainda assim, não se iluda: se você tentar ser alguém ou alguma coisa que não é, vai atrofiar seu verdadeiro eu e acabar não desenvolvendo os potenciais em que você teria se destacado naturalmente”.

Epicteto

Referência:

A arte de viver, de Epicteto, tradução de Sharon Lebell

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *