E a esperança e a história podem rimar – Seamus Heaney

Um poema do prêmio Nobel de literatura Seamus Heaney, já citado várias vezes pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, diz:

“A história diz | Não espere deste lado da sepultura | Mas então, uma vez na vida | A tão esperada onda | Da justiça pode surgir | E a esperança e a história podem rimar

“History says, Don’t hope | On this side of the grave, | But then, once in a lifetime | The longed-for tidal wave | Of justice can rise up | And hope and history rhyme.”

Seamus Heaney

Não é sobre apoiar políticas de esquerda ou de direita, Estado mínimo ou social, saúde pública universal ou privada, liberdades individuais etc. Não é sobre o Trump ou impostos, ou política fiscal ou econômica, nem sobre outros líderes sem caráter e sem moral.

É sobre o argumento ético. Os estoicos acreditavam que um verdadeiro governante, ou líder, deve ser indiferente à bajulação e não perturbado por insultos.

Marco Aurélio cita:

“É parte do rei fazer o bem e ser criticado”

Meditações, 7.36

Segundo Donald Robertson, nos últimos anos o argumento que ouvíamos com frequência era que, embora as pessoas não gostassem do caráter do ex-presidente americano, elas o apoiariam, desde que concordassem com certas políticas. Isso é o oposto do que defende o Estoicismo – ética da virtude que ensina que o caráter é o mais importante.

Estudando com cuidado as virtudes do Estoicismo, devemos buscar nossa excelência da mesma forma que buscamos nossos líderes: que tenham coragem, temperança, ajam com justiça e sejam sábios nas suas decisões.

Então, gostemos ou não de política, não podemos abandonar o estudo filosófico e aspirar por líderes que façam o mesmo. Martin Luther King já disse: “O arco do universo moral é longo, mas se inclina na direção da justiça”.

Por fim, Sêneca, sobre suas virtudes pessoais nos diz, no livro Sobre a Tranquilidade da Alma:

“Não farei nada por causa da opinião pública, mas tudo por causa da consciência: sempre que eu fizer algo sozinho, acreditarei que os olhos do povo romano estão sobre mim enquanto o faço… Serei agradável com meus amigos, gentil e brando com meus inimigos: concederei perdão antes que me peçam e atenderei aos desejos de homens honrados no meio do caminho.”

Referências:

Da tranquilidade da alma, de Sêneca

Texto sobre o Arco do Universo Moral no Huffington Post

Meditações, de Marco Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *