FAÇA UM ATO DE GENTILEZA | DESAFIO IRMÃOS ESTOICOS

ATO DE GENTILEZA

“Onde há um ser humano, há uma oportunidade para gentileza”.

Sêneca

Torne a gentileza um ato consciente, uma escolha diária, independente das ações das outras pessoas. Há sempre uma saída pela gentileza. Não reaja aos acontecimentos, às atitudes das outras pessoas, simplesmente responda.

Para assumir esse caminho, porém, é preciso controlar paixões, dominar a ira, destruir o ego – preceitos estoicos disseminados por filósofos antigos e contemporâneos. É preciso olhar o outro como parte de você, pois compartilham o que chamamos de humanidade. É preciso ser tolerante, como afirmou Marco Aurélio:

“seja tolerante com os outros e rigoroso consigo mesmo”.

Ainda em dúvidas sobre assumir a gentileza como um valor fundamental em sua vida? Pois saiba que há estudos que comprovam que agir com bondade de forma consciente pode trazer benefícios:

“Um longo histórico de pesquisa empírica, incluindo um estudo com mais de 2.000 pessoas, mostrou que os atos de altruísmo – doar a amigos e estranhos – diminuem o estresse e contribuem fortemente para melhorar a saúde mental. Sonja Lyubomirsky, uma das principais pesquisadoras e autora de ‘The How of Happiness’, descobriu que indivíduos orientados a completar cinco atos de gentileza ao longo de um dia relatam sentir-se muito mais felizes do que os grupos de controle, e que o sentimento durou muitos dias subsequentes, muito depois do exercício acabar. Para fazer isso você mesmo, escolha um dia por semana e faça cinco atos de bondade”

Shawn Achor, no livro “The Happiness Advantage”

Complemento com a ideia de Gabby Reece de “tomar a iniciativa” (#gofirst) – de sorrir primeiro, de dar bom dia primeiro etc., que já falamos em outra postagem. Seja gentil primeiro. É possível que, em alguns momentos, aconteçam atos de gentileza em cadeia.

Para finalizar nosso primeiro desafio, vamos com uma frase de Dalai Lama:

“Seja gentil sempre que possível. É sempre possível”.

Referência:

O Jeito Harvard de Ser Feliz: O curso mais concorrido da melhor

“The Happiness Advantage”, de Shawn Achor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *