TOME UM BANHO GELADO | DESAFIO IRMÃOS ESTOICOS

Fisiologicamente, há muito o que falar sobre a prática de crioterapia, termogênese fria, ou simplesmente da exposição a banhos gelados (se possível, muito gelados). Popularizado por Wim Hof, que ensina exercícios de hiperventilação e exposição ao frio como táticas anti-inflamatórias, de rejuvenescimento e combate a doenças, a prática é fundamentada principalmente na capacidade de resiliência, um dos aforismos estoicos que já visitamos aqui.

Em diversas espécies (de unicelulares a mamíferos), estresses fisiológicos aumentam a sobrevida e a saúde. Chama-se hormese algo que, em baixa dose, tem efeito estimulatório e benéfico. Estudo recente mostrou que crioterapia por apenas 3 minutos diários por 1 mês melhorou perfil lipídico e diminuição de estresse oxidativo (o que envelhece) em indivíduos saudáveis.

Epicteto falava sobre desconforto voluntário, Cato, o jovem, andava seminu e praticava jejuns pelo bem do corpo e da alma. Sêneca pregava que:

“É precisamente em tempos de imunidade aos cuidados que a alma deve se endurecer antes de ocasiões de maior estresse, e é enquanto o destino é gentil que se deve fortalecer contra a violência dele”.

Mesmo se você não acredita que as proteínas “coldshock” liguem-se ao RNA e podem causar efeitos benéficos para seu metabolismo, tente praticar segundos, depois minutos, de banhos gelados diariamente, e experimente pequenas doses de desconforto. Há poucas coisas mais estoicas que isso.

(Em locais quentes como o Nordeste do Brasil, você pode encontrar clínicas de recuperação com banheiras cheias de gelo)

One Reply to “TOME UM BANHO GELADO | DESAFIO IRMÃOS ESTOICOS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *