“A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todos os lugares” | 13ª Emenda

Quando o filme “13a Emenda” foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário, em 2017, a apresentadora Oprah Winfrey entrevistou a diretora Ava DuVernay sobre a motivação para a realização da obra audiovisual, sobre o que ela aprendeu durante o processo, seus entrevistados etc. DuVernay foi a primeira mulher negra a ser indicada ao Oscar de documentário. 

O documentário de Ava DuVernay faz a relação histórica entre a escravidão e o encarceramento em massa – em especial de pessoas negras. O título do filme, 13a Emenda, faz referência à parte da Constituição norte-americana que aboliu oficialmente e proíbe a escravidão e o serviço involuntário nos Estados Unidos, porém há uma brecha legal: “exceto como punição por um crime”.

No final da entrevista, disponível na Netflix, assim com o documentário, a Oprah questiona DuVernay sobre as possibilidades de reconstrução desse sistema.

Ava DuVernay responde:

“Historicamente, nós sabemos, quando permitimos que maus tratos, humilhações e injustiças aconteçam aqui…”. 

Então, a entrevistadora complementa:

“A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todos os lugares”

– Oprah Winfrey (frase conhecida de Martin Luther King)

Justiça – uma das quatro virtudes cardianais do estoicismo e como diria Marco Aurélio “a fonte de todas as outras virtudes” – é encarada pelos filósofos estoicos como fazer o bem para a comunidade, é agir com sympatheia.

“Nosso contrato humano não se restringe às poucas pessoas a quem nossos interesses estão mais intimamente ligados, ou às mais proeminentes, ricas ou de educação aprimorada, mas abrange toda a imensa irmandade humana. Veja a si mesmo como cidadão de uma comunidade mundial e aja de acordo com isso”

– Epicteto

Como colocou DuVernay e Oprah, ou nas palavras de Epicteto, a justiça deve ser para toda a “irmandade humana”. Se ela não é completa, gera o seu oposto – a injustiça. Aja com justiça, com bondade, com sympatheia. E mais: é preciso agir contra as injustiças. Faça a sua parte. Seja antirracista. Afinal, os “seres racionais nasceram uns para os outros” – Marco Aurélio (Meditações, 4.3).

Justiça

Referências:

A arte de viver, de Epicteto, tradução de Sharon Lebell

Meditações, de Marco Aurélio

Meditations, de Marcus Aurelius

One Reply to ““A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todos os lugares” | 13ª Emenda”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *