“Defino resiliência mental como a capacidade de suportar e se recuperar das adversidades”- Tara Swart
Em entrevista ao Daily Stoic, a Dra. Tara Swart, neurocientista e psiquiatra, fala sobre seu novo livro “The Source: The Secrets of the Universe, the Science of the Brain” e de sua relação com o estoicismo.
Ao ser questionada sobre resiliência, um dos seus temas de pesquisa, ela responde:
“Defino resiliência mental como a capacidade de suportar e se recuperar das adversidades, bem como de abraçar mudanças e incertezas na busca por aprendizado e aperfeiçoamento ao longo da vida. Meus clientes buscam principalmente criar resiliência ao estresse e desenvolver domínio emocional. Uso a analogia do uso e desuso da linguagem dentro dos fundamentos da neuroplasticidade (a capacidade do cérebro de crescer e mudar) para ajudá-los a desenvolver novas habilidades desejadas e sobrescrever velhos hábitos e padrões de comportamento que os impedem de progredir”.
Não é para tanto que uma das citações estoicas preferidas de Swart é:
“o progresso não é alcançado por sorte ou acidente, mas trabalhando em si mesmo diariamente” – Epicteto.
A psiquiatra, que trabalha hoje com lideranças de todo o mundo, afirma que escreve todos os dias em seu diário (journaling):
“acho que o diário é a melhor maneira de manter contato e aprimorar minha intuição”.
Sobre as relações de seus temas de pesquisa e o estoicismo, ela coloca:
“a neurociência por trás de estar presente (atenção plena – #mindfulness), a metacognição (usando nossa própria mente para entender nossa lógica e pensamento, bem como a do mundo) e o domínio emocional são princípios fundamentais do meu trabalho em resiliência mental com meus clientes e que compartilhei no meu novo livro. Essas questões têm fortes paralelos com a ética estóica. É importante estar ciente do que você pode e não pode mudar, mas às vezes o medo nos diz que não podemos mudar coisas que realmente podemos”.
Referência: