“O bem que pode ser dado, pode ser retirado” – Sêneca

Acaso, chance, sorte ou destino. Essas palavras, como queiram chamar, nos dão e nos tiram, nos oferecem favores, que assim como chegam, vão embora, nos “pregando peças”. O que temos, recebemos de empréstimo, ou seja, pode ser restituído a qualquer momento (e isso não vale apenas para coisas, cargos, trabalhos, mas para pessoas e relações). 

“O bem que pode ser dado, pode ser retirado” – frase dita por Sêneca, porém atribuída por ele mesmo a Lucílio, na Carta 8, “Sobre o isolamento do filósofo”.

Os estoicos nos dizem que não devemos colocar a nossa felicidade ou ideias de sucesso e realização nas mãos da Fortuna, como gostavam de falar, em homenagem a Deusa do Destino, que distribuía seus benefícios e inconveniências de forma aleatória.

“Evite os dons do acaso, avalie todo o bem que o acaso lhe traz, em espírito de dúvida e de medo, pois são os animais que são enganados pela tentação. Você chama essas coisas de ‘presentes da fortuna’? São armadilhas” – Sêneca.

Por isso, é tão importante entender a relação entre a dicotomia do controle e o “amor fati“: sabendo assim diferenciar o que podemos e não podemos controlar, e fazendo o melhor com o que temos, sendo o melhor que podemos, a partir do que nos é apresentado na vida. A nossa felicidade está em uma mente calma e tranquila, não em eventos externos. 

“O que a Fortuna fez para você não é realmente seu” – Sêneca. 

Devemos, ainda, praticar o “premeditatio malorum“, treinando futuros possíveis e resultados indesejados para nos preparar para situações difíceis.

“A fortuna não nos afunda, ela estufa nossas velas e nos precipita sobre as rochas” – Sêneca.

Agradeça, então, o que você tem por empréstimo hoje, prepara-se para as tempestades e ajuste as velas do seu barco conforme o vento que você recebe.

Referência:

Cartas de um estoicos, Volume I, Carta 8, “Sobre o isolamento do filósofo”.

The Tao of Seneca, volume 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *