Trabalho árduo é muitas vezes a resposta. A pergunta costuma ser irrelevante – Ross Edgley

A Arte da Resiliência (The Art of Resilience) | Dica de Livro

Ross Edgley é fora do comum. Antes mesmo de comprar seu livro The Art of Resilience: Strategies for an Unbreakable Mind and Body, eu já conhecia algum dos seus feitos. O que tinha sido mais marcante para mim foi quando ele fez um triatlo carregando um tronco de árvore de 45kg para arrecadar doações (batizou a experiência de tree-athlon). Em outra instância, correu uma maratona empurrando um carro de 1,4 toneladas. Ainda viveu com monges guerreiros Yamabushi e caçou com tribos na África Central.

“Certifique-se de que a parte governante e soberana de sua alma permaneça inalterada em todos os movimentos, suaves ou violentos, em sua carne, e que não se combine com eles, mas se circunscreva e restrinja essas experiências apenas ao corpo”

– Marco Aurélio, Meditações 5.26

Na jornada que o livro trata, Ross foi o primeiro a nadar ao redor de toda a Grã-Bretanha, numa jornada épica de 2.700 km que durou 157 dias. Ele nadou por águas-vivas gigantes, tempestades árticas, redemoinhos e rotas de navegação poluídas. Comia 10-15.000 calorias por dia, teve metade da sua língua partida pela água do mar, lesões cutâneas graves, notícias de um pai doente durante a jornada, mas só parou quando colocou os pés na praia de Margaret, de onde tinha saído 5 meses antes.

Filosofia Estoica Esportiva

O livro fala muito de ciência, de nutrição, de preparo físico e de fisiologia (Ross é formado e pesquisa ciência do esporte), mas o que mais encanta é o humor quase satírico do autor, e sua capacidade fluente de misturar resiliência com Estoicismo. Ele inclusive batiza o que ele pratica de Filosofia Esportiva Estoica (ou Ciência Estoica do Esporte). Para atletas, ele recomenda o tripé Corpo Forte, Mente Estoica, Plano Estratégico. Afirma que o corpo só define o potencial, mas que pode ficar adormecido, e que a “mente deve continuar a operar quando confrontada com fadiga e deve trabalhar duro para anular logicamente os mecanismos de autopreservação inatos do corpo e o desejo de desacelerar ou parar. Mas este é apenas o seu potencial físico e mental (teórico). Isso está fadado ao fracasso, a menos que seu corpo forte e sua mente estóica tenham um plano estratégico.”

Foram meses difíceis que marcaram um recorde e nos mostram que muitas vezes os limites do que o ser humano pode fazer é apenas algo que precisa ser desafiado. O livro é leve, fácil de ler, interessante a atletas ou apenas curiosos. Ele fala de natação, de corrida, de triatlo, de história do esporte, de levantamento de peso, de delícias culinárias e de necessidades nutricionais para um feito como o que ele fez.

No fim, ainda humilde, ele resume seu feito e termina o livro com esse parágrafo (tradução livre):

“Eu não fui destemido, mas sim havia passado pela Habituação ao Estresse. Não fui à prova de balas, e sim construí a Resiliência a partir de princípios experimentados e testados da ciência do esporte e de força. Não fui imune à dor: eu entendi o Modelo Psicobiológico da Fadiga. Eu não sou dotado de resistência sobre-humana, mas apenas entendi a importância de um Ritmo Impecável. Eu não fui emocionalmente invencível: eu entendi a Ciência de um Sorriso e como controlar o que podia ser controlado. (…)

Em resumo, minha esperança final é esta. Se você está lendo este livro, agora você está equipado com as ferramentas de que precisa para encontrar seu próprio Okugake. Alimentado por uma forma intrínseca de motivação para autodescoberta por meio da autodisciplina e armado com a Ciência Estoica do Esporte, você também agora entende A Arte da Resiliência“.

Referência

Edgley, Ross. The Art of Resilience: Strategies for an Unbreakable Mind and Body. HarperCollins Publishers. Kindle Edition.

Meditations

Meditações

2 Replies to “Trabalho árduo é muitas vezes a resposta. A pergunta costuma ser irrelevante – Ross Edgley”

  1. Bom dia.

    Muito interessante o seu artigo. Estou procurando o livro do Ross Edgley traduzido para o português, mas não estou achando. Você saberia informar se já foi publicado em português?

    Desde já, agradeço por sua atenção. Aproveito para lhe deixar uma dica de livro. O primeiro livro de David Goggins – Nada pode me parar. Acredito que você vai gostar.

  2. Boa tarde

    Muito interessante o seu artigo. Estou procurando o livro do Ross Edgley traduzido para o português, mas não estou achando. Você saberia informar se já foi publicado em português?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *