O que são Paixões?
Para o Estoicismo, as paixões (páthos) eram sentimentos, desejos e emoções doentios, não-saudáveis ou insalubres; como medo, raiva, ciúmes… E devemos nos livrar desses sentimentos que nos fazem mal. Ser dominado por paixões, é abrir mão da razão. As paixões nos fazem julgar as situações de forma incorreta.
Quando odiamos, seja uma situação ou nós mesmos, não conseguimos avançar, afinal a raiva é um desses sentimentos doentios que nos cega. A raiva é considerada pelos estoicos uma das paixões mais terríveis e violentas. A ira – que é a raiva em sua pior forma – é entendida como um estado de insanidade.
“Ela é igualmente desenfreada, alheia ao decoro, esquecida de laços afetivos, persistente e aferrada ao que começou, fechada à razão e aos conselhos, incitada por motivos vãos, inábil em discernir o justo e o verdadeiro”.
afirmou Sêneca em seu tratado “Sobre a ira“
Mas também existiam as boas emoções (eupatheiai | eupatias) como o amor próprio e ao próximo, cautela, aceitação, paciência…
Assim, ser Estoico não é não ter emoções, não é suprimi-las ou muito menos ignorá-las. É identificá-las em seu surgimento (protoemoções) e, se for o caso de serem prejudiciais (paixões), transformá-las em emoções saudáveis (eupatheiai) – o que era um importante passo do treinamento em Estoicismo.
Assim, de forma mais prática e direta, para os estoicos, o que devíamos fazer é entender que podemos ter um primeiro impulso para algumas paixões ruins (como o medo, por exemplo), pois são naturais dos seres humanos. Podemos e devemos, porém, identificar, controlar e trocar esses sentimentos ruins de forma racional por “emoções” boas (como a cautela, no caso do medo).
“Um entendimento livre de paixões é uma cidadela. Não há refúgio mais seguro e inexpugnável. Quem não compreende isso é ignorante. Quem compreende porém não se refugia é infeliz”.
– Marco Aurélio, Meditações, 8.48
Para o Estoicismo, ser feliz (eudaimonia) é ser livre de paixões. Assim, a apatia ou ausência de paixão é uma das características marcantes do sábio estoico.
One Reply to “O que são Paixões?”