As 4 virtudes estoicas

É difícil falar das virtudes que compõem a prática moderna: 1) Sabedoria (sophia), 2) Justiça (dikaiosyne), 3) Coragem (andreia) e 4) Moderação (sophrosyne), somente com definições, mas certamente podemos dar exemplos nos quais cada uma é exercida.

1) Sabedoria

Viktor Frankl seguia, ou tentava seguir, diariamente (no Campo de Concentração nazista) a sabedoria de tentar discernir entre reação e resposta: “Entre estímulo e resposta, há um espaço. Nesse espaço está nosso poder de escolher nossa resposta”, ele escreveu anos depois.

Segundo Ryan Holiday, os dois preceitos estoicos que devemos ensinar primeiro aos nossos filhos são a dicotomia do controle e o inevitável que a segue: não temos poder sobre eventos, mas podemos controlar como respondemos a eles. Além disso, a filosofia aconselha o estudo dos clássicos e o culto ao estudo.

Ame a verdade e busque sabedoria.

2) Justiça

Embora seja uma palavra forte e cheia de significados, no contexto estoico pode ser entendida como agir com justiça e bondade para os outros. Os estoicos clamavam pelo amor ao próximo e a comunidade (sympatheia).

Marco Aurélio afirma: “pensa e aja no que resultar no bem comum. Isso é o que você nasceu para fazer”. Atualmente, é fácil se perder em atividades que nem lúdicas são (como ficar em redes sociais por horas diariamente), devemos focar e dedicar nosso maior bem, o tempo, ao trabalho e ao bem comum.

3) Coragem e 4) Moderação

Coragem e Moderação são dois lados da mesma moeda: é preciso ter coragem para dominar seus medos, e é preciso disciplina para controlar os seus desejos. Os estoicos consideravam a coragem e a moderação dois aspectos da disciplina necessários para viver consistentemente de acordo com a sabedoria e a justiça.

“‘Se você busca tranquilidade, faça menos’. Ou faça o que é essencial. (…) O que traz uma dupla satisfação: fazer menos, melhor. Porque a maioria do que dizemos e fazemos não é essencial. Se você puder eliminar, terá mais tempo e mais tranquilidade. Pergunte a si mesmo a todo momento: ‘Isso é necessário?’ ”.

Marco Aurélio, Meditações, 4,24.
VIRTUDES ESTOICAS

Referências:

Meditações, de Marco Aurélio

Meditations, de Marcus Aurelius

Em Busca De Sentido

10 Replies to “As 4 virtudes estoicas”

  1. “estoicos clamavam pelo amor ao próximo e a comunidade”
    Impressionante como eu me conectei, me encontrei em casa palavra. Estamos todos interligados!

  2. Começei a simplificar minhas tarefas buscando dedicar o tempo ganho ao essencial, conforme as instruções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *