Você age como um mortal em tudo o que teme e como imortal em tudo o que deseja – Sêneca

como um mortal

“Não sonhe com o que você não possui, e sim reflita sobre as melhores coisas que você tem e imagine o quanto gostaria de tê-las se não as tivesse mais” .

Marco Aurélio, Meditações 7-27

Epicteto declara essa posição estoica claramente em Discursos (4.1.175):

“A liberdade não é garantida satisfazendo os desejos quaisquer do seu coração, mas na verdade removendo o próprio desejo”.

Claro que isso não indica inércia. O Estoicismo prega a responsabilidade pelas ações, e não colocar na mão de deuses (ou do destino/fortuna) o que se consegue com honra e trabalho.

Nós vivemos na melhor época para os seres humanos, com maior longevidade, conforto e menores índices de pobreza e escravidão em toda história documentada. Lembre-se que há algumas poucas décadas, poucos tinham todos os dentes depois dos 50 anos, não existia anestesia e metade dos filhos morriam antes do primeiro ano de vida.

Ainda assim, hoje perdemo-nos em desejos, tristezas e ansiedades por tudo que não temos. Mesmo se alcançarmos alguns desses desejos, sempre queremos outros.

“Dar água a alguém doente com febre o faz feliz apenas por um momento (…). É assim: almejar riquezas e ter riquezas, almejar poder e ter poder, almejar uma mulher bonita e dormir com ela” .

Epicteto, Discourses 4.9.4-5

Esse é um tema recorrente no Estoicismo, essa ilusão que matar um desejo dará plenitude duradoura.

como um mortal

Deixe o desejo para os amadores, como diz Ryan Holiday. Você quer ser ou ter algo grande, então corra atrás, mas aproveite toda a etapa e não a linha de chegada. Faça e diga o que você sente que deve ser feito e dito, e não o que você espera que aconteça. Apegue-se a todo o processo, e não ao resultado.

Prepare e aja. Não reze ou espere. Então, poderemos fazer grandes coisas.

“Ninguém pode ter tudo que quiser. O que ele deve fazer é não desejar o que ele não tem, e alegremente gostar do que aparecer em seu caminho”

Sêneca, Cartas 123-3.

Referências:

Meditações, de Marco Aurélio

Meditations, de Marcus Aurelius

Discourses and Selected Writings

Cartas de um estoico, Volume III, de Sêneca

3 Replies to “Você age como um mortal em tudo o que teme e como imortal em tudo o que deseja – Sêneca”

  1. Muito bem Fabio, se ha uma filosofia que nos diz muito são os estoicos.O mundo esta em autolise, nos EEUU a estatua de Marco Aurelio foi retirada de um universidade por motivos do zeitgeist atual, não sabem que uma vez escreveu para ele em seu diario , que não perdesse tempo discutindo o que um homem bom deveria ser, seja-o.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *