Se você quiser continuar progredindo na filosofia, escreva – Matthew Van Natta

escreva

Escrever para uns é o fim, o objetivo. Mas mesmo se a escrita não é por si só o seu trabalho, a filosofia estoica aconselha que você escreva! Escrever é parte do processo de assimilar o Estoicismo ao seu dia a dia, é uma maneira de manter suas ações cotidianas em vigilância, ajustando o seu caminhar para a reta ação. Para mim, há uma via de duas mãos: reforço o meu estudo filosófico na escrita e alimento o meu prazer pelas palavras ao mesmo tempo. 

E você, tem escrito?

Há diversas formas de seguir essa escrita filosófica. É importante buscar a que mais se adeque à sua realidade e que, assim, você consiga fazer essa ação de forma constante. Essa repetição diária importa! 

Há quem escreva de manhã, à tarde ou à noite. E há quem consiga manter os três períodos de forma regular: de manhã, prevendo o que pode dar certo e errado durante o dia; de tarde, considerando se você está conseguindo dominar os seus impulsos negativos e se está seguindo os seus afazeres de forma virtuosa; e de noite para pensar o que foi feito de maneira correta, o que foi feito de maneira errada e o que é preciso fazer no dia seguinte. Dessa forma, você constrói o seu diário filosófico, assim, como Marco Aurélio escreveu o seu Meditações. É bom ressaltar que o diário não tem a intenção de ser lido por outras pessoas, é algo primordialmente pessoal.

“É assim que os melhores diários são. Eles não são para o leitor. Eles são para o escritor. Para desacelerar a mente. Para promover a paz consigo mesmo”.

Ryan Holiday

Não necessariamente indicado pelos estoicos, há uma outra forma de escrita filosófica que também pode servir como ferramenta em sua prática de desenvolvimento pessoal: são as “páginas matinais”. Julia Cameron, em seu livro O caminho do artista, aconselha a prática das páginas matinais diariamente. 

“O que são as páginas matinais? Nada mais do que três páginas escritas à mão, com pensamentos em livre associação. (…) Elas podem também ser chamadas, de forma mais infame, de drenagem cerebral, pois essa é uma das funções principais do exercício”.

Julia Cameron

Seja como for, escreva!  Para você mesmo, para que a sua prática filosófica seja cada vez mais sólida, para que você consiga identificar cada vez mais rápido os seus gatilhos para o vício.

escreva
Photo by lilartsy on Unsplash

Referências:

Diário Filosófico: prática estoica para os dias de hoje

The Beginner’s Guide to Stoicism: Tools for Emotional Resilience and Positivity, de Matthew Van Natta

A Quietude é a Chave, de Ryan Holiday

O caminho do artista, de Julia Cameron

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *