Concentre-se em fazer o que tens nas mãos com seriedade, ternura, boa vontade, com justiça – Marco Aurélio

Concentre-se

É difícil, muito difícil, manter o foco para fazer o que se tem chamado de deep work*. Acredito, inclusive, que o maior ensinamento que devemos dar aos nossos filhos seja o de conseguir dedicar minutos (e depois horas) a um trabalho de forma concentrada, seja uma aula curta online, uma redação, um desenho, a prática de um instrumento ou uma aula de surf.

Marco Aurélio lembra-nos:

“Em todas as horas, concentre-se (como romano e homem), em fazer o que tens nas mãos com seriedade, ternura, boa vontade, com justiça, e procura tempo livre para libertar-te de todas as demais distrações”.

Meditações 2, 5

Uma coisa por vez, com um plano simples, sem sair por aí com mil janelas no navegador de internet, escutando o Spotify, os chamados do WhatsApp e assistindo aos Stories engraçadas ou compartilhando os memes no Instagram.

Esses momentos de distração devem ser só isso: momentos de distração e devem ser minimizados durante o dia. Ryan Holiday, autor de Stillness is the Key, é enfático quanto a esse ponto na nossa relação com nossos filhos:

“Devemos encontrar a quietude dentro do caos. Pode não parecer que esses momentos de silêncio podem existir com os bebês chorando ou adolescentes discutindo, mas eles podem. (…) Devemos encontrá-lo, de manhã cedo, antes que a casa acorde. Devemos achar naqueles minutos depois que as crianças estão na cama – e focar na quietude, não adiando esses momentos em favor da Netflix”

The Daily Dad

Marco Aurélio continua e conclui:

“E conseguirás teu propósito se executas cada ação como se fosse a última da tua vida, desprovida de toda irreflexão, de toda aversão apaixonada que tenha te afastado do domínio da razão, de toda hipocrisia, egoísmo e despeito no que se refere ao destino”

Meditações 2, 5
Concentre-se
Foto de redcharlie no Unsplash

Referências:

* Deep Work é o título do livro excelente, do Autor Cal Newport

Meditations: A New Translation

Meditações

Stillness is the key

A quietude é a chave

The Daily Dad, por Ryan Holiday

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *