Faça menos

Nessa época em que todos fazem listas e desafios para o ano que se inicia em breve, é válido lembrar alguns ensinamentos estoicos.

Não, eles não defendem a passividade, e basta olhar para os grandes filósofos para ver que tiveram todo o sucesso que buscaram, e um deles (Marco Aurélio) foi imperador romano e dominou quase todo o mundo de sua época. Sêneca foi filósofo, escritor prolífico, conselheiro do império, professor e administrador.

Mas em vez de fazer promessas pessoais que são vagas, melhor pensar em trabalho profundo e inteiro, que tem se chamado em inglês de deep work.

Segundo o autor Ryan Holiday, os estoicos lhe encorajariam a começar este ano comprometendo-se a não ler muitos livros, mas poucos livros e profundamente. Ele cita uma das cartas de Sêneca a Lucílio que fala enfaticamente:

“Você deve escolher um número limitado de mestres pensadores e digerir suas obras, para ter ideias que ganharão firmeza em sua mente. Estar em todo lugar significa também estar em lugar nenhum. (…) E a mesma coisa deve ser verdadeira em relação aos homens que buscam um conhecimento íntimo com muitos autores, e os visitam de maneira precipitada e apressada. (…) E na leitura de muitos livros há distração”.

O que concluímos é que o que importa não é sempre fazer mais, mais, mais… Mas fazer menos para que possamos fazer mais do que nos interessa de forma profunda.

Estabelecer mantras e epítetos para 2024, por exemplo, faz com que saibamos que ficar mais tempo com nossos filhos seja mais importante que qualquer viagem, publicação, festa ou uma vitória financeira no emprego. Ou que digerir um livro e anotar em toda sua extensão é melhor que gastar algumas horas por semana em redes sociais etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *