Não diga apenas que leu livros. Mostre que através deles você aprendeu a pensar melhor – Epicteto

“Não diga apenas que leu livros. Mostre que através deles você aprendeu a pensar melhor, a ser uma pessoa com mais discernimento e sensatez. Os livros são os halteres de exercício da mente. Eles são muito úteis, mas seria um erro equivocado supor que alguém progrediu simplesmente internalizando seu conteúdo”

Epicteto

Uma das máximas do Estoicismo antigo, e talvez o motivo pelo seu renascimento recente, é o amor a sabedoria e ao estudo. Infelizmente as distrações são constantes e arrebatadoras, e perdemo-nos em posts, tweets, lives, pages etc. e ficamos com a falsa impressão que estamos ocupados e trabalhando quando, na verdade, estamos deixando o tempo passar.

Segundo o escritor e pensador atual Robert Greene (autor de Mastery e 48 Laws of Power), qualquer pessoa tem a opção de decidir o que fazer com seu tempo, se quer ter tempo vivo ou tempo morto. E a decisão leva em conta o propósito e não o que está sendo feito.

O tempo morto parece apenas ser distraído, com várias janelas abertas no navegador, séries da Netflix assistidas pela metade, e discussões vazias no Facebook ou grupo de WhatsApp, mas na verdade esses momentos são tão ou mais cansativos do que tempo vivo.

O tempo vivo é focado

Se é para escrever um e-mail para alguém querido, que seja bem escrito e com atenção. Se é para voltar a estudar algo perdido no tempo, que seja uma meia hora dedicada. Ou então assistir a um bom filme, ler um livro marcando passagens (sem o celular do lado e sem notificações) ou trabalhar em um artigo atrasado. Até mesmo o não fazer nada é importante. O espaço e a tranquilidade proporcionados pela ociosidade são uma condição necessária para se afastar da vida e vê-la inteira. Malcolm X e Nelson Mandela usaram seus tempos na prisão para se preparar, descobertas científicas são feitas em tempos de quarentena como esta agora.

Outro ensinamento importante do Estoicismo é o que você faz com o tempo, que está na lista das coisas que você controla. Hoje em dia parece que todos estão ocupados com alguma coisa. As crianças estão ocupadas com mil atividades, os adultos em responder mensagens no celular que podem esperar ou mesmo nunca serem respondidos.

Não sejamos ocupados o tempo todo com tempo morto, mas sim focados no estudo e na ajuda ao próximo.

Esse é o tempo vivo.

“Fique feliz por esse momento. Esse momento é sua vida”

Marco Aurélio

Referências:

Meditações, de Marco Aurélio

Meditations, de Marcus Aurelius

Discourses and Selected Writings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *