Eu coleciono vinhos ruins – Ric Elias

Vinhos ruins

Eu coleciono vinhos ruins” é uma frase que ficou famosa com o empreendedor Ric Elias, um dos sobreviventes do pouso forçado do voo 1549 no Hudson, em 2009 (história narrada no filme Sully: O Herói do Rio Hudson, do diretor Clint Eastwood).

Ver a morte chegando tão rápido e perto literalmente pode transformar a vida de uma pessoa. E o depoimento de Ric Elias deixa bem claro que esta proximidade mudou de fato a vida dele.

No vídeo do TED, ele relata as três coisas que ele aprendeu depois do incidente. E colocamos aqui pois elas correspondem a ideias recorrentes do Estoicismo:

Tudo pode mudar num segundo

Essa frase remonta ao Memento Mori, e fala sobre a brevidade da vida e a necessidade de lembrar nossa fragilidade, ajudando-nos a tomar decisões sábias diariamente.

Tempo perdido

Ele se arrepende de todo o tempo gasto com coisas e com pessoas desimportantes. Marco Aurélio escreveu em Meditações: “Você só vive no presente, neste momento fugaz. O resto da sua vida já se foi ou ainda não foi revelado.”

Tente ser o melhor pai que você pode ser

Seguir as quatro virtudes estoicas ajuda na tarefa difícil de ser pai: coragem, justiça, sabedoria e temperança.

Nem todos vão passar por um momento como esse, pela epifania de quase morrer, mas podemos aprender a exercitar o mesmo sentimento diariamente. Para Ric Elias, então, surge a metáfora de “colecionar vinhos ruins”.

Porque os vinhos bons devem ser consumidos sempre que há uma oportunidade, seja só, com o parceiro, com a família, os amigos e em qualquer circunstância. Vinhos bons não devem ser guardados: “Porque se o vinho está pronto e a pessoa está lá – eu estou abrindo” (Ric Elias).

Referências:

TED Talk de Ric Elias

Meditações de Marco Aurélio

Sully: O Herói do Rio Hudson, do diretor Clint Eastwood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *