Escreva os seus 10 mandamentos
Falamos repetidamente sobre conhecer e seguir os seus valores e virtudes!
Agora, chegou a hora de colocá-los no papel: separe um momento para pensar quais são os seus 10 mandamentos! Ou seja, quais são os 10 princípios que guiam você, que norteiam as suas decisões, que se você segui-los não importa aonde você irá chegar, o caminho percorrido será o correto.
As religiões e dogmas são bons em criar regras desse tipo, mas não siga apenas o que já está colocado ou questões que você já leu como regras éticas, pense de forma mais específica nas suas leis – claro que – esperamos – dentro do espectro das virtudes, em especial da Justiça, da Coragem, da Sabedoria Prática e da Temperança. Inspire-se nos Estoicos. Esses mandamentos devem servir para guiar você a ser a pessoa que você deseja ser, aquela sua “melhor versão”.
Há outra camada na construção escrita de seus princípios – além de torná-los mais concretos – é de facilitar o seu processo de tomada de decisão, e assim possibilitar uma vida mais tranquila e mais feliz. Quando você tiver em dúvida para que lado ir em uma decisão importante, volte para os seus mandamentos e questione consigo mesmo qual caminho é o mais convergente com seus valores estabelecidos.
Em tempos de turbulência, ter regras claras sobre o que importa para você também pode amenizar as angústias, pois, saberá que está seguindo os seus valores mais profundos.
Ryan Holiday propõe algumas de suas regras, confira três exemplos:
- “Honre as pessoas que o ajudaram. Eles não lhe devem nada”;
- “Dê um bom exemplo para seus filhos” e
- “Perdoe. Perdoe. Perdoe”.
“Chegou o momento de encarar com serenidade a questão de viver de acordo com seus ideais. Uma vez tendo determinado quais são os princípios espirituais que você quer seguir à risca, submeta-se a esses princípios como se fossem leis, como se fosse de fato um pecado infringi-los”.
– Epicteto
One Reply to “Escreva os seus 10 mandamentos”