Ensine as crianças

Ensine as crianças

Filosofia pode parecer algo distante de nós. Se não somos expostos, é mais difícil ensinar as nossas crianças. Mas por que isso acontece? Afinal, filosofia nada mais é que o amor pela sabedoria. Hoje em dia, é fundamental ser capaz de distinguir entre as vastas informações que existem à sua disposição.

“Você não pode aprender o que pensa que já sabe”, disse Epicteto. E a sabedoria é uma das quatro virtudes cardeais do Estoicismo. Segundo Zenão de Cítio, fundador da filosofia estoica, “nos deram dois ouvidos e uma boca por um motivo: para ouvir mais do que falar”.

Existem livros simples e maneiras diretas de ensinar os valores do Estoicismo para nossos filhos ou para crianças que temos em nosso convívio. É nosso mais importante papel e trabalho. Barack Obama nos alerta:

“As escolas não podem ensinar sozinhas. Como pais, a tarefa começa em casa. Começa desligando a TV, ajudando nos trabalhos de casa e incentivando o amor pela aprendizagem desde o início da vida de nossos filhos”.

No papel de pai ou responsável por uma criança, é importante que você também fuja das distrações. Dê o exemplo. Vá brincar com seu filho e não leve celular. Leia com a televisão desligada. Estabeleça horários sem internet. Até porque, hoje em dia, com a rapidez que informações (falsas ou verdadeiras), fotos ou mensagens são disseminadas os riscos são ainda maiores para nossos filhos.

“O que costumava ser um pequeno momento de vergonha pode se transformar em um grande desastre online, talvez até no cyberbullying”.

Gregory Sadler

Faça viagens para conhecer a natureza. Conecte-se aos outros pais na fila do colégio, não fique olhando as redes sociais. Ensine matemática no quadro e sem calculadora. Leia alto para eles antes de dormir. Mostre como prestar atenção na respiração (mindfulness).

One Reply to “Ensine as crianças”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *