Sabão, água e bom senso são os melhores desinfetantes – William Osler

Dr. William Osler é considerado por alguns como pai da Medicina Moderna, um dos fundadores da Johns Hopkins, escritor e clínico da beira do leito.

Em seu discurso famoso chamado A Way of Life (um modo de vida), ele fala da construção de pequenos hábitos que fazem um pessoa viver bem e ter sucesso no que almeja. Ele ensinava a tratar pessoas e nunca doenças. Como curiosidade, ele recomendava seus alunos a leitura de Shakespeare antes de dormir para clarear e refrescar suas mentes, nos lembra Ryan Holiday no seu blog Daily Stoic.

O médico famoso, mesmo com acesso aos melhores conhecimentos e tecnologias da época, acabou falecendo de uma epidemia, com algumas similaridades com a que vivemos com a COVID-19. Ele morreu aos 70 anos, em 29 de dezembro de 1919, em Oxford, durante a gripe espanhola. Não perdeu o bom humor mesmo sabendo da gravidade da “virose”; quando estava com febre, falou a frase que ficou famosa sobre querer ver o próprio exame cadavérico:

“Estou observando esta epidemia há dois meses… e sinto muito, mas não verei a autópsia”

– William Osler

Mesmo precocemente, ele já defendia a higiene universal dentro e fora do hospital. Mas não estava imune e sabia que não havia remédio ou tratamento quando a doença estava estabelecida.

“Sabão, água e bom senso são os melhores desinfetantes”

– William Osler

Não sabemos como os estoicos antigos iriam se comportar com a pandemia do COVID-19, mas as ações de Marco Aurélio durante a Praga Antonina pode nos dar algumas pistas: usar uma máscara, mesmo que a eficiência não seja absoluta. Confiar na ciência. Ouvir os especialistas. Ser parte da solução, não do problema.

Os conceitos de sympatheia e oikeiosis defendem que o senso de comunidade (ao usar máscaras por exemplo) deve ser maior que o egoísmo.

“A vida é curta – o fruto desta vida é um bom caráter e atos para o bem comum”

Marco Aurélio, Meditações, 6:30
  • Sympatheia (συμπάθεια): simpatia, afinidade das partes com o todo orgânico, interdependência mútua
  • Oikeiôsis (οἰκείωσις): processo de autoconsciência em todos os animais, que nos humanos leva a um senso de comunidade.

Referências:

A Way of Life

Meditações, de Marco Aurélio

Meditations, de Marcus Aurelius

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *